quarta-feira, setembro 10, 2008

Marketing... Parte 2

Hamburg Sport Varein da cidade de Hamburgo inaugurou na última terça feira (09/09), o Grabefeld HSV (campo sepulcral Hamburg Sport Varei).
Localizado a alguns metros do AOL Arena, local onde o clube disputa seus jogos em casa, o cemitério conta espaço para 300 ou 500 sepulturas exclusivas para torcedores do clube.
O terreno tem 2.500 metros quadrados e os túmulos ficaram organizados em forma de semicírculo de forma que lembrem o formato de uma arquibancada.
A idéia partiu depois de o clube receber cerca de 50 mil consultas sobre a possibilidade de após a morte, esses torcedores terem suas cinzas jogadas no campo, enterradas no estádio e até mesmo um que pedia para ter sua urna enterrada na marca do pênalti.
Sua construção começou em 2007, depois do clube adquirir um ala do cemitério de Altona.
Christian Reichert, diretor de relações do clube alemão, informou que o torcedor pode encomendar o enterro com todas as pompas: execução do hino do clube, bandeira e um caixão com o escudo do Hamburgo. Nesse caso, a terra que cobrirá a sepultura, também virá do estádio.
Um caixão do clube custa 2.350 euros, mas existe ainda a possibilidade do uso de pequenas urnas com as cinzas do torcedor que custa cerca de 370 euros.
Já existem cerca de 20 pedidos de reserva e Christian Reichert, declarou que o clube não terá nenhum lucro com o cemitério, pois o dinheiro ganho será para a manutenção do local...
Reichert disse ainda, que a intenção do clube é atender ao desejo de seus torcedores mais fanáticos e mostrar que o clube está atento aos anseios de seus torcedores.
O cemitério do Hamburgo não é nenhuma novidade, pois o Boca Juniors da Argentina já tem o seu, porém a “vantagem” do clube alemão está na localização...
O cemitério do Boca está localizado na entrada de Buenos Aires e o Grabfeld HSV é ao lado do estádio.
Na Europa, não é apenas o Hamburgo que se preocupa com seus torcedores após a sua morte, o Everton da Inglaterra permite que pequenas urnas com as cinzas de seus torcedores sejam enterradas ao lado do campo.
Como as leis alemãs, não permitem tal coisa, o Schalke 04 e o Borussia Dortmund, licenciaram a marca para que seus torcedores possam ser sepultados em caixões com as cores e escudo do clube.
Ao ser questionado sobre a novidade, o lendário Uwe Seeler ex-atacante do clube de 71 anos, que, diga-se de passagem, nunca primou pelo bom humor, declarou o seguinte: “se alguém que ser enterrado assim, por mim tudo bem, mas acho um exagero”.
Já Christian Reichert, ao fim da inauguração declarou: o grito de nossa torcida “Hamburgo forever and ever” nunca foi tão verdadeiro!

Nenhum comentário: