Medidas simples, essa é a receita do sucesso das três mais rentáveis e eficientes ligas esportivas do planeta.
A MLB (Major League Basebal), a NFL (Nartional Football League) e a Premier League, tem no tripé: organização, respeito ao consumidor e segurança, a base de seu sucesso financeiro e esportivo.
A Premier League, adota cinco princípios que são fundamentais para seus crescentes resultados financeiros e desportivos.
Eis os cinco princípios seguidos pelo futebol inglês:
- As competições devem regulamentos transparentes e critérios técnicos, bem como arbitragem justa e independente.
- Os bilhetes devem ser vendidos de forma organizada, sendo garantida a celeridade, eficiência e segurança na venda. A mesma deve ser feita em diversos locais e por diversos meios.
- Os estádios devem ser acessíveis por transportes públicos, devendo possuir como infra-estrutura: estacionamento, restaurantes, WCs, e etc... Tudo com acessos amplos, facilitando a entrada dos torcedores alem de assegurar acessibilidade aos deficientes.
- O torcedor tem o direito de receber informações claras por recepcionistas, ou funcionários do clube, bem como o direito de acomodar-se num acento confortável e numerado. A numeração deve corresponder à do ingresso.
- Finalmente, a segurança deve ser garantida no interior e exterior dos estádios. A mesma deve estar presente durante, antes e após as partidas, com policiamento visível, monitorização por câmera e forte limitação do acesso por torcedores sem ingresso.
Com essas cinco regras básicas, a Liga Inglesa tem conseguido uma média de ocupação de seus estádios de 91%, independente da classificação das equipes, e em alguns casos, como o Manchester United, 100%.
A credibilidade da Liga Inglesa proporcionou uma fidelidade cujo resultado colocou 9 de seus clubes, entre os 25 mais ricos do mundo, 2 entre os dez mais valiosos nas diversas modalidades e 3 entre os 6 maiores patrocínios do mundo.
Dois clubes no mundo são considerados hoje, como os mais “britânicos” dos clubes fora da Inglaterra: Barcelona e Internacional de Porto Alegre – ambos têm buscado inspiração nos clubes ingleses e ambos têm quebrado a tosca desculpa que cultura é imutável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário