domingo, setembro 02, 2007

Meu caro Emilson Tavares,

Li seu “blog” e confesso me senti honrado com o espaço que me foi dado (só perco para o América, clube que o fez enveredar pelos caminhos do humorismo) e a divulgação gratuita. Levando-se em consideração a imensa massa de torcedores do ABC que provavelmente o lêem, ser incluído de forma tão espetaculosa no blog do Emilson Tavares, só me trará novos leitores... Espero que gostem!
O titulo em negrito é pomposo e chamativo. Permita-me reproduzi-lo aqui; “POR PRINCIPIO ÉTICO PERGUNTA-SE: Quem são as hienas, abutres e chacais citados?”
Logo abaixo você reproduz a descrição do meu blog (também agradeço) e grifa algumas passagens (não entendi o objetivo dessas passagens grifadas). Perdoe-me, na maioria das vezes não sou muito perspicaz. Lá no final, pinça um trecho, o separa do contexto no qual ele estava inserido e tenta passar a impressão de ter sido só aquilo o que escrevi.
Mais uma vez peço permissão para dar uma sugestão. Na próxima vez, publique o texto completo e grife o que você considerar ofensivo. Fica melhor, possibilita o leitor uma compreensão mais acurada e mostra que mesmo se sentindo ofendido, você é ético o bastante para não “rasgar” o todo e só mostrar o que lhe interessa.
Mais abaixo você publica o que me pareceu ser um parecer do egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo, onde o ilustre relator, Dr. Fonseca Tavares emite seu parecer (desculpe repetir o termo, mas sou uma nulidade em assuntos jurídicos. O que não me envergonha, nem deprime, pois não sendo advogado, promotor ou juiz, não tenho obrigação de conhecer as terminologias da profissão). Teria sido uma ameaça? Não creio, não o imagino fazendo ameaças... Não é do seu estilo, nem tão pouco faz parte de seus princípios, disso tenho certeza!
Mas, vamos ao que interessa. Você pergunta quem são as hienas, abutres e chacais citados...
É isso mesmo?
Entendi bem?
Se for só isso, lhe respondo com imenso prazer.
- Hyeanidae é uma família da ordem carnívora que inclui vários tipos de Hienas e o Lobo da Terra. O grupo habita as planícies e savanas da África e as planícies da Ásia e nenhum de seus membros corre atualmente perigo de extinção. (espero que você fique feliz em saber desse detalhe). As hienas são animais carnívoros de médio e grande porte que ocupam, lugares cimeiros na cadeia alimentar. Apesar de serem caçadores eficientes, grande parte da alimentação da hiena é a base de carcaças que encontram ou que roubam de outros animais. As hienas são animais gregários e de hábitos noturnos, embora possam pontualmente estar ativas de dia.
- Abutre é o nome vulgar dado a aves falconiformes da família Accipitridae. De hábitos necrófagos (comem seres em decomposição) e conhecidas também como Abutres- do-Velho-Mundo. Os abutres assemelham-se exteriormente aos urubus e condores (os abutres-do-novo-mundo), mas estes pertencem à família Cathartidae. Os abutres são largos e compridos, têm uma cauda pequena e não tem penas na cabeça. Eles só atacam suas presas quando estão sozinhas ou já mortas.
- Chacal do persa shoghal (Canis mesomelas), também chamado de chacal de lomo preto, é um membro da família Canidae. Vive em regiões muito secas, mas evita as áreas desertificadas. Esse tipo de habitat se encontra nos Bálcãs, na Grécia, na Turquia, na África e no sudoeste da Ásia de onde ele é nativo.
Tem hábitos noturnos, e durante o dia escapa do calor refugiando-se em esconderijos entre as rochas, ou debaixo da vegetação. Alimenta-se de pequenos mamíferos, insetos e répteis, mas prefere as carcaças.
Bem, espero que isso satisfaça a sua curiosidade sobre quem são os citados, caso tenha achado muito resumido, aconselho buscar mais informações em Enciclopédias Animais (elas têm um espantoso número de verbetes sobre o assunto). Também espero que tal descrição o ajude a identificar algum, caso seja necessário.
Ah! Quanto ao direito de resposta, o blog publicará sem restrições, sem cortes e sem grifos, qualquer carta, ofício ou bilhete enviado a sua redação (no caso eu mesmo).
O farei com grande prazer, já que ao exigir resposta, o ofendido estará assumindo publicamente sua identificação com os animais acima citados.
Só mais uma coisa...
Lendo o currículo que você publica em seu blog, não constatei nenhuma formação filosófica. Portanto, me informe quem são os mentores dos seus princípios éticos, só assim poderei saber em quem você se alicerçou e se esse alicerce é forte o bastante para lhe permitir cobrar ética de quem você só conhece superficialmente.
No mais, agradeço o fato de você ler meu blog e lhe desejo saúde e prosperidade.

Nenhum comentário: