Foram 07 dias de festa em Melbourne (Austrália) que culminaram com a conquista da VI Homeless World Cup (Copa do Mundo de Moradores de Rua), pelo Afeganistão.
Na partida final os afegãos, enfrentaram a Rússia e venceram por 5x4...
Reza Sayeed com 3 gols, Qasem e Mustafa marcaram para o Afeganistão, enquanto, Davtyan 2 gols, Khachiyan e Derevyankin, marcaram para a Rússia.
Gana terminou em quarto lugar após derrotar a Escócia por 6x4 e o Brasil, ficou com o sétimo posto depois de empatar com a Ucrânia por 3x3...
Os gols brasileiros foram marcados por Eduardo Silva duas vezes e Denis Strutz, para a Ucrânia, marcou Oleksandr Ganko três vezes.
Desde seu inicio em 2003, quando 18 nações compareceram até o último domingo, foram 6 Copas realizadas e, segundo seus organizadores, todas conseguiram conquistar o maior objetivo desta competição que é divulgar como vivem e por que vivem nessa condição milhares de seres humanos espalhados pelo planeta.
Vencedores da Homeless World Cup
2003 - Realizada em Graz, Áustria
Áustria
2004 - Realizada em Gotenburgo, Suécia
Itália
2005 - Realizada em Edimburgo, Escócia
Itália
2006 - Realizada na Cidade do Cabo, África do Sul
Rússia
2007 Realizada Copenhagen, Dinamarca
Escócia
2008 Realizada em Melbourne, Austrália
Afeganistão
A Revista Big Inssue (Inglaterra) criadora e co-patrocinadora do evento, junto com a Rede Internacional dos Jornais e Revistas de Rua, faz questão de afirmar que seu objetivo é provar que existe sim, a possibilidade de resgatar essa gente do mundo das drogas, crime, marginalidade e exclusão social e que a Homeless World Cup é uma maneira de valorizar o ser humano através do esporte.
O primeiro evento foi realizado com muito esforço e pouquíssimo apoio, mas seu sucesso trouxe apoios fortes e duradouros...
No mundo do futebol profissional, a UEFA foi a primeira a declarar seu apoio e liberar patrocínio, depois vieram às associações de árbitros da Europa que passaram a ceder seus árbitros, custeando passagens, hospedagem, alimentação e diária...
Não demorou e os grandes clubes do velho continente, vislumbraram o fértil terreno que se abria e logo, clubes como Manchester United, Benfica, Bayer de Munique, Ajax e outros tantos, passassem a apoiar as “seleções” de seus países, oferecendo técnicos, preparadores, fisioterapeutas, médicos e bancando os custos das viagens dos jogadores.
Se em Graz na Áustria foi preciso contar quase que exclusivamente com o apoio da prefeitura da cidade, em Melbourne, quase tudo foi custeado pelo capital privado...
Se em Graz, apenas 90 jornalistas na maioria austríacos e 25 televisões européias participaram, em Melbourne, havia jornalistas das 56 nações participantes e o número de televisões presentes dobrou.
Uma idéia simples que juntava um goleiro e 3 linhas em cada time, num campo de 22 metros de comprimento por 16 de largura, numa partida com 14 minutos de duração, dividida em dois tempos de 7 minutos e disputada por pessoas anônimas, pobres e sem lar, virou um grande evento mundial que a cada ano desperta mais e mais atenção e atrai mais e mais público.
A Homeless World Cup prova que uma boa idéia amparada por um bom projeto e comandada por gente séria, decente e honesta, vende e vende bem...
Nenhuma precisa gostar de um determinado esporte ou clube de futebol, empresas gostam de coisas organizadas, bem gerenciadas e que atraiam um publico capaz de consumir seus produtos...
O resto é conversa mole de quem não sabe como gira a roda dos negócios e quer que os outros banquem seus devaneios, a fundo perdido...
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