quarta-feira, dezembro 10, 2008

Santos Mirasierra volta para Marselha, mas ainda vai responder a justiça...

Enquanto a bola ainda não rolava no Estádio Velódromo em Marselha, as peças do xadrez político eram mexidas em Madrid e os Gendarmes (policia francesa) ocupavam pontos estratégicos próximos ao hotel, estádio e vias públicas por onde passaria a delegação do Atlético de Madrid na cidade.

O clima na cidade portuária francesa era tenso, havia promessa de atentado contra a delegação do clube espanhol em virtude da prisão de Santos Mirasierra, considerada pelos torcedores do Olympique como injusta e arbitrária, mas cerca de mil homens armados e colocados de forma ostensiva, evitaram qualquer incidente.

Em Madrid, a intervenção da diplomacia acabou por “convencer” a juíza Caridad Hernández, a mesma que condenou Mirasierra na quinta feira passada a três anos e meio de prisão, a estabelecer fiança para o réu.

O governo espanhol pressionado pelo governo francês, pela UEFA e pela possibilidade de ataques a delegação do Atlético que já estava em Marselha, pressionou a juíza, argumentando que como Mirasierra havia sido condenado em primeira instancia, a fiança acabaria sendo uma saída honrosa para todos.

Caridad Hernández ainda relutou, mas acabou estabelecendo 6 mil euros como fiança para libertar Mirasierra que agora irá responder em liberdade.

Quando a notícia chegou a Marselha, os ânimos se acalmaram e as manifestações prometidas perderam a força, mas para Mirasierra que viaja amanhã para a França, ainda restará enfrentar um novo julgamento em segunda instancia e caso venha a ser novamente condenado, segundo o acordo entre os dois governos, cumprirá a pena numa prisão em Marselha.

Sobre o jogo, o que se pode dizer é que o Olympique lutou bravamente, mas não conseguiu superar a retranca do Atlético, que com o 0x0 no placar, conseguiu sua classificação como segundo em seu grupo.

Sobre os 50 mil torcedores que foram ao Estádio Velódromo, é possível afirmar que seu comportamento foi civilizado e ordeiro e que em nenhum momento, houve qualquer desafio as autoridades policiais.

Foi esse o acordo que torcedores e o Presidente do Olympique Marselha, Pape Diouf firmaram.
"Mostraremos que não somos selvagens".

Nenhum comentário: