sábado, dezembro 27, 2008

Associação Chinesa de Futebol (Zhongguo Zuqiu Xiehui)...

Escudo: Coleção particular do Fernando Amaral FC
Fundada em 1924 a Associação Chinesa de Futebol (Chinese Football Association ou Zhongguo Zuqiu Xiehui) assumiu o controle das diversas ligas no país e da seleção nacional.

Em 1931, a associação, filiou-se a Confederação Asiática de Futebol e a FIFA, mas o futebol existe no país desde 1879 quando se realizou o primeiro jogo entre a Shangai Athletic Club e os Engineers.

Em 1887 surge o Shangai Football Club, e em 1907 foi criada em Xangai por Thomas Dewar a primeira liga do país.

Inicialmente dominado por ingleses expatriados, logo o futebol se expandiu pela cidade com a adesão de portuguesas residentes.

Thomas Dewar ofertava um escudo ao campeão.

Os primeiros jogos nacionais foram disputados em 1910 na cidade de Nanjing e teve três participantes; a seleção da China do Sul, a seleção da China do Leste e a seleção da China do Norte...

Como era de se esperar, devido à forte influencia britânica e portuguesa, a China do Sul venceu a disputa, mas com um placar apertado de 1x0 sobre a China do Leste.

Os segundos jogos nacionais forma realizados em 1914, sem a presença da seleção da China do Sul, China do Leste, disputou com a China do Norte venceu.

Até 1948 o futebol chinês permaneceu sendo jogado por cidades, universidades, forças militares e empresas inglesas.

Porém, em 1949 o regime comunista guiado por Mao Tse-tung, toma conta do país e provoca um enorme êxodo de chineses e estrangeiros para Hong Kong, Taiwan, Europa e Estados Unidos, entre eles a grande maioria dos praticantes do futebol.

A Federação Atlética Toda a China, é criada e assume o controle dos desportos, suspendendo até o ano de 1951, as atividades desportivas.

Entre 1949 e 1951 a pratica de esporte, se limitava a exercícios aeróbicos no trabalho, conduzidos por música tocada na rádio estatal ou, nas reuniões esportivas comemorativas a chegada da Primavera e do Outono (e ainda tinha gente no Brasil que pregava o comunismo e sabia de cor e salteado as lições do Livro Vermelho de Mao).

Reformada em 1951, sob a direção do Partido Comunista Chinês, a então Federação Chinesa de Futebol, patrocinou a primeira liga nacional, mas não havia clubes como conhecemos, pois os primeiros participantes eram guarnições militares de grandes cidades e vilas, mas em alguns casos equipes representavam regiões do país.


Campeonato Chinês de 1951

01 - Força Aérea.
02 - Área Nordeste.
03 - Área Noroeste.
04 - Área Central Sul.
05 -Área Leste.
06 - Área Norte.
07 - Área Sudoeste.
08 - Marinha de Guerra.
09 - Segurança Pública.
10 - Academia Militar.
11 - Trabalhadores Voluntários do Partido Comunista Chinês (esses deviam ser os mais felizes).
12 - Estado Maior das Forças Armadas.

Os vencedores foram os representantes da Área Nordeste.

A partir daí, o futebol chinês viveu sempre ao sabor das mudanças impostas pelo partido, pois os campeonatos eram hora disputados por instituições públicas, hora por trabalhadores, hora por seleções de cidades, hora por forças militares, hora pelas indústrias estatais e etc.

Além da interferência no futebol jogado em seu interior, a República Popular da China, travou durante muito tempo, séria “guerra” diplomática com a FIFA, pois considerava que Taiwan (Taipei ou Formosa) era um território “rebelde” e não admitia sua participação como membro da entidade maior do futebol mundial.

Em 1958, a China se retira da FIFA e da Confederação Asiática de Futebol, em virtude da permanência de Taiwan como membro das entidades e passa a disputar partidas em torneios promovidos por países comunistas ou suas equipes, viajam em excursões pela África.

A decisão de abandonar a FIFA e com isso se abster de maior intercâmbio com equipes de melhor qualidade foi um dos fatores determinantes para a estagnação do futebol, mas o pior ainda estava por vir; em 1966 incentivados por Mao Tse-tung, a Guarda Vermelha, basicamente formada por estudantes e trabalhadores chineses foram para as ruas e proclamaram a Revolução Cultural ou a Grande Revolução Cultural Proletária.

Entre outras medidas tomadas pelos revoltosos, o futebol foi banido, assim como todas as competições esportivas, por serem consideradas atividades burguesas, anti-proletárias e anti-revolucionárias (tive uns amigos à época que adoraram a tal revolução).

Os esportes só voltaram a ter competição na China, depois do fim desse trágico período em 1972.

Com apoio De Henry Fok, executivo da FIFA, a China foi admitida nos Jogos Asiáticos de 1974 e o mesmo Henry Fok, conseguiu a permissão para que países filiados a FIFA voltassem a jogar contra os chineses (dando inicio a longo período de ações diplomáticas que visavam à volta da China para FIFA).

Dois anos após a investida de Henry Fok, a China é readmitida na Confederação Asiática de Futebol e em 1977 o país começa a receber uma série de equipes internacionais, e entre elas, o West Bromwich FC da Inglaterra e o New York Cosmos de Pelé, Carlos Alberto e Beckenbauer que visitaram o território chinês, após, visita do então Presidente Jimmy Carter.

Ao final dos anos 70, equipes de 29 países haviam jogado na China e 47 países acolheram equipes chinesas.

O ano de 1980 foi o ano da redenção do futebol chinês, novamente aceito na FIFA, o país foi imediatamente envolvido nas disputas das Olimpíadas, Copa da Ásia e Copa do Mundo.

Hoje o futebol chinês está estruturado de forma diferente, mesmo ainda vivendo o país sob um regime político opressivo, a economia respira certa liberdade o que proporcionou o surgimento de novas equipes, apoiadas em grandes empresas.

O Campeonato Nacional Chinês, está calcado em duas divisões profissionais, uma amadora e uma divisão formada por universidades.

A Primeira Divisão é denominada de China Super League e, é disputada por 16 clubes...

China Super League

01 – Shandong Luneng
02 – Shangai Shenhua
03 – Beijing Guoan
04 – Tiajin Teda
05 – Shaanxi Zhongxin
06 – Changchun Yatai
07 – Guangzhou Pharmaceutical
08 – Qinqdao Jonoon
09 – Zhejiang Lucheng Hangzhou
10 – Henan Siwu Zhengzhou
11 – Changsha Gide
12 – Shenzhen Xiangxue
13 – Chengdu Blades
14 – Dalian Haichang
15 – Liaoning Hunyong
16 – Wuhan Guanggu

Por serem patrocinados pelas empresas e, normalmente assumirem o nome das mesmas, torcer por um clube na China, requer uma paciência chinesa, pois a quantidade de troca de nomes é algo absurdo (listar o ex-nomes dos atuais clubes iria requerer um espaço enorme do blog).


A Segunda Divisão é denominada China League e, é disputada pro 14 equipes.

A Terceira Divisão chama-se Yijidui, se divide em dois grupos; o Grupo Norte com 10 clubes e o Grupo Sul com 8 equipes.

Na terceira divisão, se classificam 4 equipes de cada grupo e a elas se juntam os 2 melhores classificados na Liga Universitária para a disputa do título.

Finamente a Liga Universitária é disputada por 16 universidades, divididas em 4 grupos de quatro equipes, que classificam as 8 melhores para a disputa dos jogos de ida e volta até a grande final.

Nenhum comentário: