segunda-feira, dezembro 08, 2008

O CR Vasco da Gama é tão grande, que sua queda se fez sentir em cada canto do país..

Imagem: Site Oficial do CR Vasco da Gama
Hoje o que há muito vinha sendo anunciado, finalmente se concretizou: o Clube de Regatas Vasco da Gama caiu para a Segunda Divisão.

Mas peço desculpas por não carregar em meu semblante nenhuma tristeza ou vergonha, não condiciono meu amor por meu clube a resultados ou posição.

Portanto, não percam tempo com gracejos ou chulas demonstrações de contentamento...

Desculpe-me, mas meu amor jamais será abalado, seja lá pelo que for...

Esse blog me permitiria encher paginas e paginas com justificativas e explicações, me permitiria “cavar” até as profundezas para encontrar culpados e para eles em riste, apontar o dedo acusatório, mas não farei nada disso...

Deixo aqui apenas umas das muitas razões que me levaram a me entregar a um incondicional e inabalável amor...

Deixo o ofício enviado pelo Dr. José Augusto Prestes, presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama ao então Presidente da AMEA (Associação de Esportes Atléticos – antecessora da Federação Carioca de Futebol), Dr. Arnaldo Guinle, em 07 de abril de 1924.

No ofício o Presidente repudia as coações de Flamengo e Fluminense fundadores da AMEA e do próprio Dr. Arnaldo Guinle, no sentido de forçar o Vasco da Gama, a excluir de seus quadros atletas negros bem como os de origem humilde, como condição para aceitar a filiação do Vasco a AMEA.

Rio de Janeiro, 7 de Abril de 1924.
Ofício nr. 261
Exmo. Sr. Dr. Arnaldo Guinle M.D. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos
As resoluções divulgadas hoje pela imprensa, tomadas em reunião de ontem pelos altos poderes da Associação a que V.Exa tão dignamente preside, colocam o Club de Regatas Vasco da Gama numa tal situação de inferioridade, que absolutamente não pode ser justificada nem pela deficiência do nosso campo, nem pela simplicidade da nossa sede, nem pela condição modesta de grande número dos nossos associados.
Os privilégios concedidos aos cinco clubes fundadores da AMEA e a forma por que será exercido o direito de discussão e voto, e feitas às futuras classificações, obrigam-nos a lavrar o nosso protesto contra as citadas resoluções.
Quanto à condição de eliminarmos doze (12) dos nossos jogadores das nossas equipes, resolve por unanimidade a diretoria do Club de Regatas Vasco da Gama não a dever aceitar, por não se conformar com o processo por que foi feita a investigação das posições sociais desses nossos consócios, investigações levadas a um tribunal onde não tiveram nem representação nem defesa.
Estamos certos que V.Exa. será o primeiro a reconhecer que seria um ato pouco digno da nossa parte sacrificar ao desejo de filiar-se à AMEA alguns dos que lutaram para que tivéssemos entre outras vitórias a do campeonato de futebol da cidade do Rio de Janeiro de 1923.
São esses doze jogadores jovens, quase todos brasileiros, no começo de sua carreira e o ato público que os pode macular nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias.
Nestes termos, sentimos ter que comunicar a V.Exa. que desistimos de fazer parte da AMEA.
Queira V.Exa. aceitar os protestos de consideração e estima de quem tem a honra de se subscrever,
de V.Exa. At. Vnr. Obrigado (a)
Dr. José Augusto Prestes Presidente

Portanto, pouco me importa onde o Vasco irá jogar, meu coração estará onde o Vasco estiver...

Pouco me importa se o adversário tem mais títulos, os que o Vasco tem me orgulham...

Pouco me importa se a torcida adversária é maior, Leônidas, Rei de Esparta, com 300 espartanos e 6.700 soldados gregos, humilhou nas Termópilas, Xerxes o Rei dos Persas e seus 200.000 soldados.

Só uma coisa realmente importa...

Foi o Clube de Regatas Vasco da Gama, quem solitariamente ergueu-se contra a ignomínia praticada naqueles tempos, pelos que se consideravam superiores aos demais e corajosamente, disse não...

Se algum adversário encontrar algo igual nas gavetas ou arquivos de seus clubes, apresente e me calarei...

Caso contrário, silencie...

O CR Vasco da Gama é tão grande que sua queda se fez sentir em cada canto desse país.

5 comentários:

Anônimo disse...

...Continuo torcendo pelo ABC FC, acima de tudo (principalmente a mídia) e todos.
Meu lamento pelo seu clube.

Anônimo disse...

Só uma perguntinha...

Você como cronista do futebol Potiguar vai torcer contra quem na série B de 2009?

Será contra os clubes potiguares em detrimento do vasco?

Grato!

Carlos Henrique disse...

Ah, choro de perdedor! Quer dar uma de durão... kkkkkkkkkkkkkk... Enfim.

Acorde, vascaíno, hoje é SEGUNDA! :D

Anônimo disse...

Grande Fernando:
Como vascaíno que sou, confesso que ontem foi um dia inesquecivel. Vai ficar guadado na minha mente cada rosto de jogadores e torcedores que apareceram chorando pelo seu clube de coração. Infelizmente alguns não sabem o que é isso e colocam em questão nosso posicionamento em relação aos clubes locais. Eles precisam saber que somos profissionais e não costumamos misturar uma coisa com a outra. No dia que souberem o que é isso entenderão. Um grande abraço e parabéns pelo seu comentário inclusive postando o ofício que rebateu e confirmou a posição dos direigentes do nosso vascão nessa questão do racismo.

Anônimo disse...

Sou solidária, querido. Vi o meu timão cair e também foi muito difícil, mas quem é torcedor mesmo (como nós) não nega o seu posto por causa de piadinhas.
E ainda vem esse cidadão perguntar para quem você irá torcer, cronista do futebol potiguar... Haja saco! Então é obrigatório gostar do time do lugar onde se mora? Do lugar onde se trabalha? Da cidade em que nasceu?
Socorro!!! É muita limitação!

Bjos!