Muita gente já deve ter pensado em como surgem os nomes dos clubes de futebol e o que significam...
Na Argentina, causam curiosidade nomes como Vélez Sársfield, Newell’s Old Boys, Huracán e até o mesmo San Lorenzo não significa o que todo mundo imagina que significa...
Se traduzirmos para o português San Lorenzo, pensaremos que a charada estará resolvida, pois San Lorenzo será igual a São Lourenço, mas é aí que erraremos feio.
O nome San Lorenzo na verdade, homenageia um diretor de uma escola em Almagro, sede do clube, que se chamava Lorenzo Massa e que incentivou os garotos da escola a formarem uma equipe...
O San de Santo, talvez se deva ao fato de Lorenzo Massa ser um padre.
Já o Veléz Sarsfield, é uma homenagem a Dalmacio Vélez Sársfield, ilustre jurista argentino e criador do código civil do país.
O Newell’s Old Boys da cidade de Rosário, que traduzido ao pé da letra, significa, "velhos garotos de Newell", foi escolhido pelos fundadores do clube e ex-alunos do Colégio Inglês da cidade, como uma homenagem ao diretor do colégio, o britânico Isaac Newell.
O tradicional Racing Club Avellaneda teve seu nome escolhido de uma maneira mais prosaica, pois durante sua fundação, quando se questionou sobre que nome o clube teria, alguém apontou para uma revista que estava sobre a mesa; a revista curiosamente trava de automobilismo e chama-se Racing.
Huracán em espanhol significa furacão, mas o clube não recebeu esse nome em função de nenhuma tragédia climática ocorrida na Argentina, Huracán, era o nome do balão em que o pioneiro da aviação argentina Jorge Newbery atravessou a América do Sul em 1909.
Nem o mais prestigiado clube portenho escapa de um fato curioso em seu nome; o Boca Juniors fundado no bairro de La Boca em Buenos Aires e acrescentou o Juniors para dar um ar britânico ao nome e tirar o estigma de clube de bairro.
Nós no Brasil também temos nossas curiosidades em relação ao nome de nossos clubes e alguns chegam a causar confusão entre as pessoas.
O Avaí de Santa Catarina, não foi inspirado no estado americano do Havaí, nasceu após sua fundação e foi escolhido com base num fato histórico; a Batalha do Rio Avaí ocorrida na Guerra do Paraguai.
No Rio de Janeiro, o Botafogo, optou por adotar o nome do bairro onde foi fundado, mas pouca gente sabe a origem da palavra Botafogo.
A calma enseada foi colonizada pelo português João Pereira de Souza, no século XVI, que acrescentou o Botafogo ao seu sobrenome em homenagem ao navio de guerra São João Batista, popularmente chamado de “Botafogo” em alusão ao seu poderio militar.
Existem outros tantos clubes no mundo, cujos nomes homenageiam pessoas, rios, lagos, montanhas, deuses mitológicos e fatos ligados aos seus lugares de origem, na medida do possível, irei trazer um a um.
2 comentários:
parabens. que pena voçe não ser melhor aproveitado como comentarista nas radios locais. nossos comentaristas são mo minimo sofriveis.
Excelente, matéria de qualidade!
Postar um comentário