Ao Presidente do ABC Futebol Clube
Rubens Guilherme Dantas.
Senhor Presidente:
Inicialmente, quero cumprimentá-lo pelo coroamento de um trabalho honesto, eficiente e comprometido com o ABC Futebol Clube, que culminou com a sonhada classificação para a Série B.
O ABC Futebol Clube, pelas suas mãos e inteligência, conseguiu finalmente deixar de ser um time para tornar-se – efetivamente -, um clube de futebol utilizando-se das mais notáveis e modernas ferramentas administrativas e de marketing para alcançar o objetivo maior que era o acesso. Apenas o primeiro, tenho absoluta convicção.
Escrevo, Senhor Presidente, buscando a maior das serenidades num momento de particular tristeza, para comunicar-lhe a desistência do Departamento Autônomo de Futsal em participar da Taça Brasil – Série A, a ser disputada em novembro em Jaraguá do Sul (SC), por absoluta falta de condição material e, permita-me, de apoio do clube.
Escrevo neste momento, após aguardar quase quatro meses por um posicionamento da diretoria, não por querer embaçar o instante de festa, que muito me alegra, mas por aproximar-se o prazo da Confederação Brasileira para confirmarmos participação. Estamos inscritos, mas encaminhamos ofício de desistência em tempo hábil para substituição.
Razões que não são de sua responsabilidade, levaram o futsal do clube a situação crítica na qual se encontra. Perdemos um patrocinador desde o ano passado.
Desde 2005, contando com o apoio incondicional do conselheiro Arturo Arruda Câmara e do dirigente Canindé Claudino, conseguimos elevar o nome do clube, tornando-o, a 8ª melhor equipe nacional da modalidade de acordo com o ranking nacional da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
Desde o final de julho, quando vencemos a inédita Liga Nordeste, bancada com sacrifício pessoal dos dirigentes, vimos alertando a direção do clube dos riscos que corríamos. Afinal, pensávamos fazer parte do ABC.
O seu tratamento pessoal sempre foi de interesse e de cordialidade, o que não encontramos em companheiros de diretoria que preferiram nos matar pelo cansaço. Talvez por questões pessoais que desconheço, torcendo para que este desfecho se concretizasse. Ou pela vaidade momentânea, que é exatamente o que é, efêmera e empoeirada pelo tempo.
Ao final, ficamos sozinhos. Mas deixamos o futsal do clube muito mais forte do que encontramos. Foram 17 títulos em cinco anos. Duas decisões nacionais contra a Malwee, do craque Falcão. Conseguimos o maior público da história do Ginásio Machadinho em eventos esportivos: 10.592 pagantes em ABC 2 x 3 Malwee na final da Taça Brasil de 2006.
Nada quero nem quis, nem vou querer do ABC em proveito próprio. Minhas dívidas são minhas, feitas por espontânea vontade e amor ao clube. Tanto que, nos últimos dias, tentei fazer um novo empréstimo, mas a minha capacidade pessoal de endividamento está esgotada.
Cumpri minha missão. Lamento ter incomodado ao Presidente e aos seus diretores, sabendo que ao ABC, quando pude, nunca deixei de atender com presteza e rapidez.
Solidariedade e solidão são palavras distintas, porém cabíveis neste momento. Solidariedade que não existiu e solidão que nos entristece. Desprezo também é compatível.
O resultado concreto é o rebaixamento do ABC sem jogar, o que ocasionará prejuízos incalculáveis ao clube (se é que o futsal existe), como a não participação na Superliga marcada para fevereiro de 2011, mérito possível pela conquista da Liga Nordeste.
Fique certo que não o incomodarei mais. Nem ao senhor e nem aos seus companheiros.
Sucesso, forte abraço e segue (abaixo) a lista de conquistas alvinegras durante a nossa presença na Diretoria Autônoma:
Rubens Lemos Filho
Conselheiro do ABC
Canindé Claudino
Diretor-Gerente de Futsal
As conquistas:
*CAMPEÃO INVICTO DA LIGA NORDESTE 2010
* 2 vezes campeão da Taça Brasil Regional - 2005/2009
* Campeão do Desafio NE - 2009
* Vice-campeão do Circuito Nordeste - 2009
* Hexacampeão do RN - 2005/2006/2007/2008/2009/2010
* Campeão da Copa TV Cabugi - 2005
* Copa Nordeste de Seleções - 2005
* Vice-campeão na Taça Brasil de Futsal - 2006
* Campeão da Copa Mult TV de Futsal - 2006
* Vice-campeão na Superliga de Futsal - 2006
*Campeão da Copa Nordeste /07
* Tricampeão da Copa RN - 2007/2008/2009
Do blog:
Pessoalmente, desejo que essa carta acabe por sensibilizar não só Presidente Rubens Guilherme, mas toda a direção do ABC, no sentido de reverter tão triste decisão...
Não posso admitir que clubes como ABC e América, sejam clubes mono esportivos.
Apenas para exemplificar, o Sport Clube Recife, cujo carro chefe é o futebol, tem a disposição de seus sócios, equipes de futebol de salão, hóquei, vôlei, handebol, basquete, remo, judô, natação, tênis de mesa e tae kwon do...
O Clube Náutico Capibaribe, onde o futebol também é a locomotiva que o move, mantém equipes de futebol de salão, futebol feminino, handebol, basquete, remo, jiu-jitsu, vôlei, natação, karatê, judô e hóquei...
Fortaleza e Vitória, entre outros, investem nos esportes amadores e, pelo que sei nenhum deles se arrepende...
Tomara o Presidente Rubens Guilherme, possa dar ao futebol de salão do um futuro tão brilhante quanto o seu passado recente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário