Os lamentáveis fatos ocorridos na última terça feira em Genova, no Estádio Luigi Ferraris que culminaram com a suspenção da partida entre Itália e Sérvia pelas eliminatórias da Eurocopa de 2012 a ser realizada na Polônia e Ucrânia, devem receber por parte da UEFA um tratamento exemplar e um punição rigorosa...
O comunicado abaixo mostra que a entidade já começou a agir.
A UEFA vai abrir uma extensa investigação e procedimentos disciplinares independentes na sequência da suspensão do jogo de qualificação para o UEFA EURO 2012 entre a Itália e a Sérvia, disputado em Génova, na terça-feira.
No seguimento da suspensão do encontro da noite de terça-feira, da fase de qualificação do UEFA EURO 2012, entre a Itália e a Sérvia, disputado no Stadio Luigi Ferraris, em Génova, ao fim de apenas seis minutos de jogo, a UEFA confirmou nesta quarta-feira ter aberto de imediato um inquérito disciplinar integral aos graves incidentes de desordem vividos durante a partida e às circunstâncias que os envolveram.
Depois de concluído o dossiê de investigação, com o auxílio dos relatórios de árbitro e delegados, o assunto será levado até ao Comité de Controle e Disciplina da UEFA para análise e aplicação de possíveis sanções.
As sanções passíveis de serem aplicadas pelo Comité de Controle e Disciplina podem ser encontradas nos Regulamentos Disciplinares da UEFA, edição 2008, Artigo 14, e vão desde uma reprimenda ou multa até à disputa de jogos à porta fechada ou à "desqualificação das provas em andamento e/ou exclusão de futuras competições".
A data proposta para a audição do Comité de Controle e Disciplina sobre este caso é quinta-feira, 28 de Outubro.
O Presidente da UEFA, Michel Platini, mostrou-se chocado com os atos de vandalismo promovidos pelos torcedores sérvios e, fez questão de afirmar, que vai as últimas consequências para evitar que tais fatos se repitam...
Para quem não lembra, Michel Platini foi o autor do gol da Juventus sobre o Liverpool na final da Copa dos Campeões Europeus de 1985 em Bruxelas na Bélgica.
Este jogo ficou conhecido como a tragédia de Heysel...
Naquele dia, hooligans ingleses atacaram os torcedores italianos dentro do Estádio de Heysel e o resultado foi à morte de 38 pessoas e um número não determinado de feridos.
Durante a entrevista que concedeu, Michel Platini disse que ainda carregava lembranças vivas do episódio em Bruxelas e que isso era para ele, motivo bastante para considerar a violência das torcidas como algo repugnante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário