sexta-feira, maio 04, 2007

Oportunidades iguais para todos...


Por Carlos Henrique
Nunca a segunda divisão escocesa recebeu tantos olhares como agora. O que você diria de um time de uma diminuta cidade de aproximadamente 2.600 habitantes, que até 5 anos atrás era semi-profissional, e que em 2008 disputará a Premier League local (equivalente à primeira divisão)? Pois esse clube é o Gretna FC. Nada mal para um clube que até o fim do século XX nem fazia parte da liga escocesa. Como ficava muito perto da fronteira com a Inglaterra, o clube disputava a Unibond League, uma das ligas semiprofissionais inglesas, correspondente à sétima divisão.

Um dos principais responsáveis pela boa fase da equipe tem sido o veteraníssimo goleiro Alan Main, de 40 anos. Aliás, ele tem a palavra ‘principal’ no próprio nome. Contratado em abril de 2005, o experiente camisa 1 atuou em todas as partidas que o Gretna disputou na atual temporada. Outros que se destacam são Collin McMenamin, artilheiro absoluto do clube com 26 gols – incluindo-se as copas nacionais - (o segundo colocado, Steve Tosh, marcou apenas 9), o próprio Steve Tosh e James Grady. Grady impressiona, assim como Main, pela idade avançada: no dia 14 de março, completou 36 anos.

Quase todo o elenco é formado por jogadores nascidos no Reino Unido. São escoceses e ingleses. O técnico é Rowan Alexander. Atrás deles, ainda há uma outra pessoa de enorme destaque. Brooks Mileson, chamado de Roman Abramovich escocês, é um riquíssimo homem de negócios que comprou o Gretna, em 2002. De lá para cá, Mileson já acompanhou vários feitos dos atletas. No entanto, será difícil que ele veja um placar tão elástico como aquele aplicado em cima do Silloth, no início da década de 60. O Gretna fez simplesmente inacreditáveis 20 a 0.

As quatro ascensões seguidas, com o títulos da quarta, terceira e segunda divisões, entre 2005 e 2007, foram, provavelmente, umas das melhores coisas que ocorreram no clube em todos os tempos. Na temporada passada o Gretna ainda bateu vários recordes da história da terceira divisão: as 13 vitórias consecutivas superaram as 11 do Inverness Caledonian Thistle; o atacante Kenny Deuchar, que ainda atua pelo clube, se tornou o maior artilheiro de uma só edição com 24 gols. E os feitos não param por aí! Nenhum time havia somado tantos pontos (98) e marcado tantos gols (130) numa única temporada.

Já nessa o clube se superou e conseguiu o título da League One escocesa (equivalente à Segundona), terminando a competição com 66 pontos, 1 a mais que o St. Johnstone, e com o artilheiro da competição – o já citado Collin McMenamin. Lembrando que apenas um clube sobe para a Primier League.

Até se iniciar a temporada 2004/5, o Gretna vinha passando por um período de ascensão. A arrancada começou quando a equipe ainda participava da Liga Unibond, que reúne clubes do norte... da Inglaterra. É isso mesmo! A pequena cidade de Gretna fica muito próxima da fronteira com a Inglaterra e, para economizar com viagens, o time jogou durante décadas em competições inglesas. O retorno ao futebol escocês foi bastante curioso. A extinção do Airdrie, causada por problemas financeiros, abriu uma vaga na quarta divisão. Então, foi feita uma eleição para que se decidisse o substituto. Sete eram os candidatos, incluindo o novo Airdrie United, originado a partir do extinto Airdrie. Os dirigentes da Liga de Futebol Escocesa escolheram o Gretna, que, logo em sua primeira temporada, terminou no 6º lugar. Um ano depois, ficou atrás apenas do Stranraer e do Stirling Albion. O ápice, você já está sabendo.


DADOS DO CLUBE

GRETNA FOOTBALL CLUB
FUNDAÇÃO: 1946 LOCAL: Gretna/Escócia ENDEREÇO: Raydale Park, Dominion Road, DG16 5AP
ESTÁDIO: Raydale Park (3.000 pessoas)
TÍTULOS: Quarta divisão escocesa em 2004/05, Terceira divisão escocesa 2005/06, Segunda divisão escocesa 2006/07, Nothern League (competição semi-profissional da Inglaterra) 1990/91 e 1991/92, 28 vezes campeão da Carlisle & District League Champions (competição semi-profissional da Inglaterra).
PRINCIPAIS JOGADORES: Alain Main, Collin McMenamin, Steve Tosh, Derek Townsley , David Graham e Kenny Deuchar

Nenhum comentário: