De Vitor Birner - http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/
O G-4 paulista, formado pelos 4 maiores times do estado, acertou algumas ações de marketing com a Kaiser nos jogos entre eles.
No clássico São Paulo x Palmeiras, os representantes da CBF que estavam no gramado proibiram a realização delas.
Como estavam perdendo dinheiro, os times consultaram a dona do futebol brasileiro.
E ouviram que estava vetada qualquer ação de marketing que não envolvesse os patrocinadores da entidade.
Lembro que a Ambev investe na seleção brasileira.
Inconformados, os cartolas levaram o problema ao Clube dos 13. Lá, uma notificação foi elaborada e mandada à CBF.
Nela, o Clube dos 13 alegou que não é justo a CBF que ganha tanto dinheiro com patrocínios, impedir a realização de ações que melhorem as finanças de seus filiados.
A entidade, na maior cara de pau, em 30 de julho, enviou fax respondendo que não reconhecia o Clube dos 13 como representante das agremiações.
Desde 1987, o C-13 trata dos interesses dos times. Em 2000, vale lembrar, organizou a Copa João Havelange por determinação da própria Confederação Brasileira de Futebol
O ato de 1 peso e 2 medidas levou os advogados do C-13 a pediram cópias dos contratos com as proibições, pois com elas em mãos, qualquer magistrado daria ganho de causa aos seus clientes.
O art 87 da Lei Pelé define que o time de futebol é dono dos direitos sobre sua imagem, marca, nome…
E a CBF não pagou para usá-los.
O tema seria discutidona reunião do C-13 de ontem, contudo, para a surpresa geral, a CBF recuou.
Mandou outro Fax, agora reconhecendo a liberdade legal dos clubes nesse caso.
A derrota de Kléber Leite, candidato de Ricardo Teixeira à presidência do Clube dos 13, pelo jeito ainda está longe de ser digerida.
Essa nova derrota de Ricardo Teixeira mostrou que não há razão para os clubes, donos de torcida e jogadores, temerem confrontos quando o presidente da CBF, que deveria trabalhar para os times ficarem mais fortes, atrapalhar a evolução deles.
Lembro que a situação da CBF é muito mais que cômoda.
Não gasta em contratações e salários de atletas, usa a imagem e o trabalho deles para atrair fortunas, nunca cuidou de estádios, administrações de federações e clubes…
Em suma, a dona do futebol brasileiro é um dos raros lugares onde dinheiro cai do céu.
Se não é capaz de cumprir a obrigação de ajudar, ao menos poderia não atrapalhar.
Evitaria “micos” como esse.
Um comentário:
Fernando, os clubes tem a liberdade legal o problema são os REGULAMENTOS DOS CAMPEONATOS e o REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES DA CBF que vínvula qualquer publicidade a aprovação da CBF.
Assim como o REGULAMENTO DA LIGA DO NORDESTE vincvula as publicidades a aprovação da liga.
Esse e outros artigos são sempre colocados nos REGULAMENTOS apenas como uma forma dos cartolas das entidades organizadoras manterem o controle sobre os campeonatos.
Resumindo, os clubes podem fazer a publicidade que quiserem mas se quiserem PARTICIPAR dos campeonatos das LIGAS ou da CBF terão que se ENQUADRAR aos regulamentos.
As entidades organizadoras alegam sempre que não estão obrigando ninguem a participar.....
Esse tipo de vedação ocorreria tanto num campeonato organizado pela CBF como num campeonato organizado pelo Clube dos 13.
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