terça-feira, agosto 31, 2010

Torcida escolhe layout do novo ônibus do ABC, mas o marketing delira no slogan...

Imagem: Assessoria de imprensa do ABC FC



A torcida do ABC elegeu o layout que o novo ônibus do ABC vai ostentar...


Segundo a assessoria de imprensa do clube, foram mais de 5 mil votantes, que durante uma semana (23 a 30 de agosto de 2010), entraram no site oficial do ABC e lá fizeram sua escolha.


Particularmente, concordo com aqueles que votaram no modelo A (todo negro, com detalhes amarelos, representando os 51 títulos estaduais conquistados), era mesmo o mais bonito, elegante e vistoso, mas há uma pequena ressalva que faço no sentido de evitar que uma frase cunhada de forma emocional, acabe se transformando num motivo de chacota ou matérias demonstrando o contrário...


A frase é a seguinte: “O maior campeão do mundo”...


Infelizmente não é verdade!


Vamos aos fatos:


O clube com o maior número de títulos internacionais são o AC Milan da Itália e o Boca Juniors da Argentina com 18 títulos cada um.


O clube com o maior número de títulos nacionais é o Rangers de Glasgow: são 53 Campeonatos da Escócia, 33 Copas Nacionais e 26 Copas da Liga Escocesa...


Total: 112 títulos.


O segundo é o Linfield da Irlanda do Norte, com 98 títulos conquistados: 49 Campeonatos Nacionais, 40 Copas e 9 Copas da Liga Irlandesa.


E o terceiro é o também escocês, Celtic de Glasgow: o clube soma 90 conquistas...


42 Campeonatos Nacionais, 34 Copas da Escócia e 14 Copas da Liga.


Em número de títulos consecutivos, o maior vencedor é o Tafea FC da Ilha de Vanuatu no Pacífico, com 16 campeonatos nacionais seguidos e o segundo, é o Skonto de Riga na Letônia com 13 campeonatos nacionais consecutivos.


Em termos de Brasil, os clubes que mais conquistaram títulos nacionais, caso fossem unificados os títulos anteriores a 1971, foram: Palmeiras e Santos com 8, seguidos de Flamengo e São Paulo com 6, Corinthians e Vasco da Gama com 4 e Internacional de Porto Alegre com 3.


Portanto, não custaria nada o marketing do ABC, numa prova inconteste de conhecimento histórico e humildade, trocar a frase para: “O maior campeão estadual do Brasil”...


A verdade estaria estabelecida, a credibilidade do ABC fortalecida e o clube, em nada seria diminuído, pois, afinal, 51 campeonatos não é tarefa fácil para ninguém.


Além do que, e evitaria que novos “Goebbels” aparecessem tentando fazer que uma mentira repetida mil vezes, se transforme numa verdade até para quem a criou.



Um comentário:

Gustavo Dantas disse...

Até pq qualquer pesquisa histórica séria retira pelo menos 5 títulos desses 51...

Aliás, fernando, vc não acha que a Federação já deveria ter feito uma auditoria para homologar os campeonatos e acabar qualquer polêmica desse tipo. Isso foi feto em Pernambuco e todos os pings foram colocados nos seus devidos ís.

Todos histpriadores e estatísticos que "ousaram" mexer no assunto, viu que tem campeonatos que o abc se declara como campeão de maneira absurda. Em qualquer levantamento histórico o Abc diminui uns 5 ou 6 títulos, o América diminui uns 2 e o Alecrim aumenta 1 ou 2.

Não seria mais legal e transparente uma auditoria pra cada clube ficar com os títulos que REALMENTE ganhou?