quarta-feira, novembro 10, 2010

Figueirense 4x0 América...






Preferi esperar pelo término do último jogo da rodada de número 35 para comentar...


Porém, de antemão, aviso que não vou escrever sobre a partida Figueirense 4x0 América, pois não vi e, desta vez nem sequer ouvi.


Quando cheguei a minha casa e liguei o computador, a partida já havia terminado e o resultado tinha sido um acachapante 4x0...


Procurei ler alguma coisa e, primeiro encontrei quem considerasse o gol que abriu a contagem a favor do Figueirense duvidoso, pois segundo li, teria havido um toque da bola na mão, ou um toque com a mão na bola de um atacante do Figueirense, antes de Negrete finalmente tirar com a mão a bola do alcance de um jogador catarinense e o árbitro apontar para a marca do pênalti...


Liguei para dois amigos e ambos disseram que o lance era uma questão de interpretação – aí, resolvi não pensar mais no assunto, pois quando se entra no terreno da intepretação, tudo passa a ser subjetivo.


Mas, acabei recebendo por e-mail o vídeo com os gols e então, resolvi olhar com calma o lance...


Depois rever pela quinta vez e, levando em consideração o ângulo da câmera, chequei a conclusão que o árbitro não havia errado – ele está próximo demais para cometer um erro tão grosseiro.


No entanto, como o assunto é futebol, aposto que vou ouvir todo tipo de justificativas sobre o lance – afinal, toda discussão sobre futebol, quase sempre acaba numa peleja entre o “cego”, o “surdo” e o “mudo”.


Continuando a ver o vídeo, é fácil perceber que no segundo tempo, a coisa degringolou, pois os três últimos gols do Figueirense saíram sem que houvesse o mínimo esforço do ataque alvinegro.


O terceiro então chega a ser patético!


Mas vamos ao que importa...


E agora, como é que fica?


Fica assim...


O América disputa nove pontos e, a diferença que o separa do Náutico é de 7 pontos...


Significa que dos nove pontos em disputa, o América precisa ganhar 7 – isto é, vencer duas e empatar uma...


Acontece que o Náutico, o Brasiliense e o Ipatinga, tem ficar paradinhos...


Só o Ipatinga pode ganhar uma só partida.


Entenderam?


Duas vitórias americanas e um empate...


Uma vitória do Ipatinga e duas derrotas e, Náutico e Brasiliense, três derrotas...


Agora, existe outra possibilidade...


É assim:


Náutico, Brasiliense e Ipatinga, perdem três jogos e o América vence os três jogos.


Viram?


Tudo muito simples, tudo muito fácil.


Meus queridos leitores: como os números ainda permitem devaneios, delírios e outras insanidades, vou acompanhar o meu vizinho que se chama Brasil e que hoje, discutindo com seu sobrinho (da minha janela, sempre ouço as querelas familiares da turma ao lado) aos berros dizia: “tu sois burro é... se os numuro mostra que nóis tem chance, intão, nóis tem chance... vá se reiar seu galado”.


O futebol é maravilhoso, pois só ele, faria com que o Brasil, passasse a ser um “estudioso” em relação à matemática futebolística, pois falando a língua pátria como ele fala, é fácil perceber que a matemática tradicional, nunca lhe despertou nenhum interesse.



Nenhum comentário: