terça-feira, novembro 16, 2010

Eu moro em Natal, Rio Grande do Norte e não, em Ciudad Juarez, Caracas ou Nova Orleans...


No oeste, o sol acabara de cruzar a linha do horizonte, deixando a noite cobrir com seu manto, a cidade preguiçosa, e já sonolenta, após o longo feriado.


Eu estava chegando a “Red Produções”...


O motivo?


Tratar de detalhes sobre alguns projetos que estão em andamento e que, precisavam ser resolvidos sem demora.


Nem mesmo cheguei a tocar a campainha, quando meu celular tocou...


Atendi e do outro lado da linha, um amigo me perguntou: “já soube da novidade”?


E eu, meio que assustado, respondi: “não, mas se for notícia ruim, deixa para contar amanhã”.


Ele insistiu: “você não leu o Twitter”?


“Twitter”?


“Amigo, não necessariamente, quem está no Twitter é um chato, mas pode ter certeza, que todo chato tem um”.


“Não, velho, não li, ou melhor, não leio e nem participo”...


Então se prepara, disse ele...


Curiosos, eu disse: manda...


O Bruno Giovanni, diretor de eventos do ABC, acabou de postar a seguinte pérola, disse ele...


“A Direção do ABC FC sugeriu a TV Brasil não trazer o Comentarista Paulo Cézar Caju. Não temos como garantir a segurança do mesmo”.


Parei, pensei e pedi para ele repetir, pois não podia acreditar no que acabara de ouvir...


Ele repetiu e então, desliguei e entrei em contato com outro amigo que usa esse tal Twitter e pedi que checasse a informação...


Era verdade!


Então só me restou exclamar:


Pelas axilas depiladas da Mulher Maravilha, o cara pirou de vez!


Ele acaba de assumir publicamente que é conhecedor de informação sobre ameaça a integridade do ex-jogador de futebol e atual comentarista da TV Brasil, Paulo Cézar “Caju”, nas dependências do Estádio Maria Lamas Farache, ou fora dele e, reconhece que a direção do clube, não é capaz de garantir a segurança do profissional...


Não satisfeito, voltei a ler a postagem e pensei: “quem terá assinado o documento enviado a TV Brasil com tal sugestão”?


Rubens Guilherme, com certeza não foi – o presidente não faria algo assim sem antes consultar a assessoria jurídica do clube e esta, certamente não aconselharia o envio de um documento tão tosco...


Se Rubens não assinou, certamente Paiva Torres e Flavio Anselmo, também não...


Alan Oliveira, talvez?


Não, meu Deus Amaral, Alan sabe a diferença entre uma azeitona preta e uma jabuticaba, ele jamais cometeria um pecado assim...


Porra Amaral, você conhece o Alan, nem deveria ter lhe passado tal coisa pela cabeça.


Quem então assumiu tal responsabilidade?


Só me restou uma saída: ligar para Alan!


Como sempre, Alan me atendeu com a gentileza de sempre – quando ler essa postagem, Alan vai saber que cometi uma injustiça contra ele – e, quando comecei a falar, ele me interrompeu e disse já ser sabedor do fato...


E aí?


Perguntei...


Alan calmamente disse: “estamos corrigindo isso, desde cedo que estou trabalhando nesse assunto”...


Não foi preciso dizer mais nada...


Ficou claro que Alan nada tinha haver com a nota e que por sua vez, a alta direção do clube, também não.


Ficou então uma dúvida: houve mesmo essa comunicação a TV Brasil?


Ou teria sido apenas uma bravata?


Amanhã descubro...


É fácil: já tenho a página do tal Twitter em print screen – é só enviar para a TV Brasil, e esperar a resposta.


Conclusão:


Conheço Bruno Giovanni.


Sempre me tratou bem, sempre conversou comigo de forma educada e sorridente e, não posso negar sua dedicação ao clube e os serviços que presta em favor do ABC...


Porém, de uns tempos para cá, Bruno tem ocupado espaços na mídia, muito mais por declarações polemicas e posturas intransigentes, do que por qualquer outra coisa...


É uma pena, pois imaginei que os ventos que agora sopram lá pelas bandas de Ponta Negra, haviam empurrado para bem longe, esse tipo de postura...


Procurei encontrar nas falas de Paulo Cézar “Caju”, algo que pudesse causar tanta comoção...


Vou ser franco, não encontrei.


Ou melhor, não encontrei nada que fosse diferente do Paulo Cézar Lima que conheci como jogador de futebol.


Seu estilo continua o mesmo: fala o que pensa, mas não pensa antes de falar...


Dizer que o Leandro Campos jogou de forma “medrosa e covarde” contra o Salgueiro foi algo tão ofensivo assim?


Se fosse, Leandro Campos o teria interpelado judicialmente, ou não?


Em que momento Paulo Cézar usou qualquer expressão depreciativa em relação a Natal?


E se tivesse usado, ele é obrigado a gostar de nossa cidade?


Eu particularmente, jamais moraria em São Paulo e, por isso, devo ser crucificado no Vale do Anhangabaú, numa manhã de segunda feira?


Aliás, me recordo de Paulo Cézar ter feito inúmeros elogios à estrutura do ABC, a sua gestão e ao Estádio Maria Lamas Farache...


Não ter gostado da forma como o time jogou aqui ou acolá, invalida todo o resto?


Por falar nisso, alguém que hora lê essas linhas, por acaso sabe com quem Paulo Cézar jogou?


O viu jogar, ou apenas leu ou, ouviu falar?


Eu sei, eu vi...


O cara jogava muito e, tem sim, bagagem para falar...


Talvez, lhe falte refinamento na hora de se expressar, mas bola, nunca lhe faltou.


Por outro lado, quando é que vamos para com essa bobagem de correr para o travesseiro e choramingar ou, elevar o punho cerrado e fingir que vamos lutar toda vez que alguém disser algo que nos desagrade?


O direito de livre expressão está garantido em nossa constituição e, se não me engano, mesmo assim, ninguém está livre de responder judicialmente por extrapolar esse direito...


Podemos discordar de tudo o que Paulo Cézar disse ou disser no futuro, mas temos a obrigação de lutar pelo seu direito de dizer, pois o contrário seria cuspir nos túmulos de milhões de jovens que um dia, foram enviados para os campos de batalha e deram suas vidas pela liberdade que hoje desfrutamos...


NKVD, KGB, GESTAPO, STASI, DOI-CODI e todas as instituições criadas para sufocar pelo medo e pela violência os homens, já não existem mais...


Não serei eu que irei apoiar sua volta.


O ABC é um clube civilizado e sua torcida não é um bando de bárbaros, mas sim, gente de bem que jamais imagino eu, cometeria nenhum desatino...


Se alguém quiser entoar cânticos contra Paulo Cézar ou mesmo, gritar palavrões contra ele, que fique a vontade...


Garanto que não será a primeira vez que ele irá ouvir vaias, xingamentos e coisas do tipo...


Eu mesmo, nas arquibancadas do Maracanã, cansei de xingar o negão, mas também pudera, ele estraçalhava o Vasco e depois, deita e rolava nas entrevistas, mas quando por muitas vezes, cruzei com ele na praia, junto com outros vascaínos, nunca o ofendemos: na verdade, a gente tinha era uma puta inveja dele estar no Botafogo.


Para quem não sabe, Paulo Cézar era a própria marra em pessoa – perguntem a quem costumava frequentar a Boate Number One em Copacabana naqueles tempos.


Para finalizar, imaginem tal postagem, em nome do ABC e assinada por um membro da diretoria do clube, “caindo” nas redações dos jornais e rádios de todo o país?


Ah, a TV Brasil é um órgão do governo federal e, portanto, qualquer ataque ao seu patrimônio, funcionários ou pessoa a ela vinculada por contrato de trabalho, consiste em crime federal e aí, não vai ser o delegado da esquina que vai cuidar do caso, mas sim a Policia Federal e a Advocacia Geral da União...


Deu para entender?



2 comentários:

Luciano disse...

Ficou claro e cristalino para todos que assitiram o jogo Ituiutaba x ABC FC que o narrador e o comentarista Caju estavam discaradamente torcendo para o Ituiutaba, mas isso não é nem nunca será motivo para impedí-los de vir a Natal transmitir o jogo.
Nada melhor como um sonoro: Eu Caju vai.....
Saudações alvinegras!

Anônimo disse...

Fernando, parabéns pelo comentário, pois voce e Pedro Neto foram os únicos que tocaram neste assunto. Este Bruno Giovani deve ser um maluco em sugeri atitudes como esta por parte do ABC. Graças a Deus que a direção não deu ouvidos a ele.