domingo, outubro 15, 2006

Curiosidades das Copas

Por Carlos Henrique


Quem lê esse blog certamente se liga em tudo o que acontece nas Copas do Mundo. Porém, alguns não se atêm a algumas curiosidades marcantes que envolvem os mundiais.

Por acaso você sabe qual o nome do autor do primeiro gol da história das Copas? O que dizer sobre o autor do gol mais rápido? Será que é capaz de lembrar o menor público já registrado em um estádio durante a Copa? E a maior goleada? *

Aos poucos vamos introduzindo aqui no blog muitas curiosidades sobre a história das Copas do Mundo. Afinal, o futebol não vive só do presente, a sua história é essencial para que tenha se tornado o fenômeno mundial que é hoje.

* Respostas das questões propostas acima, respectivamente:

- O autor do primeiro gol em Copas do Mundo foi o francês Lucien Laurent, em 1930, quando sua seleção venceu o México por 4 a 1 jogando no estádio Centenário de Montevidéu. Na oportunidade, Laurent fez um belo gol de voleio aos 19 minutos de jogo.

- O gol mais rápido da história das Copas foi bastante recente: em 29 de junho de 2002, no Daegu Stadium, em Daegu (Coréia do Sul), o turco Hakan Sükür fez o primeiro gol de sua equipe aos 11 segundos de jogo, na partida diante dos donos da casa, que valia o 3º lugar da Copa do Mundo daquele ano. O placar final foi de 3 a 2 para os turcos.

- Já o menor público da história se deu na partida entre Romênia e Peru, no dia 14 de julho de 1930, na Copa do Mundo do Uruguai. Nesse confronto, que terminou 3 a 1 para os romenos, apenas 300 “testemunhas” resolveram comparecer ao estádio Pocitos na capital uruguaia.

- A maior goleada dos mundiais ocorreu na Espanha, em 1982. Mais precisamente na data de 15 de junho, no Nuevo Estádio, em Elche, a seleção da Hungria bateu El Salvador por 10 a 1. Nyilasi (2), Pölöskei, Fazekas (2), Tóth, Kiss (3) e Szentes entraram para a história das Copas. Vale salientar que nessa partida o salvadorenho Ramírez também entrou para a história, afinal, foi o único gol de seu país até os dias atuais na competição.




Nenhum comentário: