quinta-feira, outubro 26, 2006

Lá é assim, aqui é assado...

Existe uma diferença entre uma Federação ou Confederação, que mantêm em torno de si um grupo de membros e deles tudo suga, tudo tira e pouco ou quase nada lhes retorna em forma de benefício e uma Federação ou Confederação que existe com o compromisso de representar, proteger, fomentar e distribuir entre seus filiados menos afortunados o conhecimento e os recursos necessários para um desenvolvimento mais justo e igualitário.
E essa diferença, pode ser sentida pelos membros da UEFA, responsável pelo comando e desenvolvimento do futebol no continente europeu. O programa Top Executive é um exemplo, nele a UEFA coloca a disposição de seus 52 membros todo o know-how no campo organizacional e administrativo. Com o Top Executive, as Federações filiadas a UEFA, poderão contar com treinamento nas aéreas de gestão estratégica e financeira, relações públicas e marketing, tecnologias de informação, novos meios e recursos humanos, treinamento de árbitros e administração de estádios. Além do Top Executive, o projeto HatTrick, visa profissionalizar a gestão das Federações que segundo a UEFA, estão aquém do nível profissional das Ligas e Clubes. O HatTrick, também gere um fundo arrecadado pela UEFA, através de todos os eventos por ela patrocinados. O dinheiro desse fundo é usado para melhoria, modernização e programas sociais de seus filiados. Lançado em agosto de 2006 com receitas geradas pelo EURO 2004, o HatTrick, disponibilizou a época, 274 milhões de euros e com esse dinheiro, construiu inúmeros campos de míni futebol pelo continente e tem como meta, construir 2.200 campos até 2008. Além desses campos, estádios em países, como Azerbaijão, Geórgia, entre outros, foram remodelados ou construídos, estádios de equipes menores foram iluminados e modernizados, como o do FC Celje na Eslovênia e sedes de Federações construídas. Na última semana a Federação Húngara, inaugurou sua nova sede, construída com a contribuição de 1,5 milhões de euros provindos do HatTrick.
Essa é apenas uma parcela da ação da UEFA junto a seus membros, muito mais é feito e seus gestores, não param de pensar e repensar a instituição, pois diferentemente da mentalidade tacanha, medíocre e corrupta dos dirigentes da Conmebol, CBF e congêneres, os europeus sabem que sua Confederação é forte porque seus membros são fortes.

Nenhum comentário: