terça-feira, outubro 03, 2006

Caneladas da imprensa...





Em sua concorrida coluna Apito Final publicada diariamente no jornal Tribuna do Norte, Everaldo Lopes lamenta ver o Fluminense empatar diante do Club Gimnasia y Esgrima La Plata e dispara... É triste ver o Fluminense empatar com um time que é a Portuguesa Santista da Argentina.
Não é não meu caro Everaldo! Em termos de infra-estrutura poucos clubes da nossa primeira divisão se equiparam e menos ainda os da segunda.
Se não vejamos...
Fundado em 1887 na cidade de La Plata, província de Buenos Aires, o Club Gimnasia y Esgrima possui uma bela e confortável sede situada em um enorme casarão na Rua 4, número 979. Seu estádio Juan Carlos Zerrillo (El Bosque) tem capacidade para 33.000 mil pessoas. Seus 13.000 sócios pagam religiosamente suas mensalidades que variam de 6 dólares a mais barata (crianças entre 5 e 7 anos) a 20 dólares a mais cara (homens e mulheres acima de 20 anos)e entre a mais barata e a mais cara, encontramos 12 outras modalidades com preços diferenciados. Dentre as muitas atividades de lazer a disposição dos sócios, o Gimnasia oferece duas escolas. Um Jardim de Infância que além de jogos, vida na natureza, horta, música, artes plásticas e iniciação esportiva, ensina também, inglês e português como matérias obrigatórias. Em um nível acima eles mantém a EGB Dr. René G. Favarolo que recebe 160 crianças no horário das 08h às 16h e tem em sua grade curricular as seguintes matérias: Língua, Matemática, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Tecnológicas, Artes Plásticas, Música, Educação Física, Inglês e Computação. No campo esportivo o Gimnasia pratica os seguintes esportes: Vôlei, Basquete, Ginástica Artística, Futebol para Cegos, Karatê, Aikido, Tae Kwan Do, Tênis e Patinação Artística. Isso em todas as categorias (adulto, juvenil e infantil).
No futebol disputam todos os campeonatos oficiais, desde o profissional até os infantis tanto masculino, como feminino.
Mas não para por aí o trabalho do Gimnasia, o clube em parceria com os japoneses fundou a Escuela Club Gimnsia y Esgrima La Plata – Japón. A instituição está localizada na cidade de Utsunomiya, província de Tochigi no país do sol nascente e disponibiliza seis profissionais argentinos que junto com colegas japoneses preparam futuros atletas, entre 6 e 17 anos.
Para finalizar, o clube realiza entre seus sócios todas as semanas um sorteio que permite ao ganhador acompanhar a equipe nos jogos do campeonato nacional argentino com se fossem membros do elenco, além de sortear a camisa do goleador de cada rodada.
Pelo visto meu amigo Everaldo em termos de organização, visão social e infra-estrutura, quem tem que lamentar o empate é o Club Gimnasia y Esgrima La Plata.












Nenhum comentário: